lunes, 6 de octubre de 2008

La diva aux pieds nus...

(Cesária Évora)

Hola a todos!!!

Antes que nada, muchas gracias por los comentarios que recibí sobre el blog!!

Hoy les presento a Cesária Évora, a quien conocí por mi profesora de portugués.

Para eso, salimos del Brasil y nos vamos hasta Cabo Verde, más precisamente a una ciudad portuaria: la ciudad de Mindelo, en São Vicente.

Cesária es una reconocida cantante de blues cabo-verdiano.
Éste género, se caracteriza por hablar en sus letras del amargo aislamiento de este país, del comercio de esclavos y de la emigración, ya que se dice que la población de cabo-verdianos que vive en el exterior es mayor a la población del país.

Es conocida como "la diva de los pies desnudos" (la diva aux pieds nus) por su costumbre de presentarse en los escenarios descalza como símbolo de solidaridad con los sin techo, niños y mujeres pobres de su país.

Hoy pido disculpas porque no conseguí la letra, por lo tanto, no pude traducir. Voy a seguir buscando...
Lo mismo creo que vale la pena que conozcan ésta música y -sobretodo- a ésta mujer.

Un beso!
Buena semana!


5 comentarios:

Anónimo dijo...

Hola Paulinha,

Me emocionei com Cesária Évora...
Mulher de linda Voz e Atitude!

bjs

Iracema dijo...

Hermana....esta música me transportou para uma "pelicula" de Almodóvar...muito obrigada pelo momento mágico com esta bela melodia.Será que ele conhece Cesária Évora?...rs!!Bjs,Iracema.

pau_argentina dijo...

Oi meninas!!!!
Anita, olha eu conheci à Cesária graças à minha professora de português. Ela sabe que eu gosto muito da música então quando na aula lembra alguma música fala:"Paula procura isso!" rs. Mas eu não conhecia à história dessa mulher e quando li achei necessário contar aqui um pouco dela.

Iracema, qual filme de Almodóvar você lembrou com a canção?? Eu gosto muito de assistir filmes dele, acho que são deliciosos. Olha, mais uma coincidência!!! rs

Nenas, que bom que vocês gostaram dessa música!! A pena foi que não consegui a letra nem traduzir e não entendo direito...mesmo assim, emociona demais.

Queridas, uma boa noite pra vocês. Gosto muito de compartilhar com pessoas tão sensíveis como vocês. Assim vale a pena!

Beijos!

Adrianita dijo...

Anjo azul gostei muito desse post.Bonita homenagem!
Também sou fã do Almodovar,acho ele um gênio.Os personagens são construídos de uma maneira que colocam em xeque nossa noção do que é o bem e o mal.Adoro!
Beijos hermana!
Adrinita

Patrícia Santos dijo...

Oi as meninas! Paulinha gostei muito da Cesaria e da Cançao. E me reportei a um mundo que só conheço dos livros, filmes e cores: O mundo de Frida Kalho que mais do que uma história de dor e sofrimento, foi uma história de amor.

Até
Pa