sábado, 14 de marzo de 2009

Só de sacanagem. Assino embaixo.


Hola pessoal!! Bom sábado todo mundo!!!

Hoje queria postar pra todos vocês um texto que me faz arrepiar. Com ele a Ana Carolina faz a introdução de "Brasil corrupção" no CD que gravou ao vivo junto com Seu Jorge em São Paulo no 2005, certo Adri? Aliás, recomendo pra todos vocês aquele CD porque é mesmo maravilhoso!

Talvez essa postagem venha duma recente over-dose de realidade. As coisas na minha Argentina estão complicadas. As coisas no mundo estão complicadas. Ninguém se importa por ninguém. Nem as pessoas cujo trabalho é justamente se importar pelas pessoas. É que a coisa não vai mudar mais? É que só tem uns "poucos loucos" tentando mudar as coisas? É que pra progressar a gente tem que se esquecer de certos principios e eu não entendi a idéia?

Sabem de que eu tenho medo? De ser como quase todo mundo e ainda não ter "vendido a alma", mas só por falta dum comprador! rs. Sou bastante nova e idealista (até demais talvez), mas não me conformo com um "não tem outra coisa". A gente pode fazer alguma coisa pra mudar um pouquinho o rumo que o nosso mundo está tomando, todo começa em casa né?

Um beijão em todos e bom fim de semana!

Paulinha!

Sólo por joda.


Mi corazón está a los saltos!


Cuántas veces mi esperanza será puesta a prueba?


Por cuántas pruebas tendrá que pasar?


Todo eso que está en el aire, maletas calzoncillos que vuelan mudas de dinero, del mi dinero, de nuestro dineroque reservamos duramente para educar a los niños más pobres que nosotros, para cuidar gratuitamente su salud y de la de sus padres, ese dinero viaja en el equipaje de la impunidad y yo no puedo más.


Cuántas veces mi amigo, joven, mi confianza vá a ser puesta a prueba?


Cuántas veces mi esperanza vá a esperar en el muelle?


Es verdad que tiempos difíciles exixten para perfeccionar al aprendiz, pero no es correcto que la mentira de los malos brasileros venga a quebrer nuestra nariz.


Mi corazón está en el escuro, la luz es simple, regada al consejo simple de mi papá, mi mamá, mi abuela y los justos que los precedieron: "No robarás", "Devolvele el lápiz al compañerito", "Ese sacpuntas no es tuyo, hija mía". Al contrario, tanta cosa desagradable y torpe tuve que escuchar.


Hasta el habeas corpus preventivo, cosa de la cual nunca había visto hablar y sobre la cual, mi pobre lógica todavís insiste: ese es el tipo de beneficio que sólo al culpable interesará. Pues bien, si se metieron conmigo, con la vieja y fiel fé de mi pueblo sufrido, entonces ahora yo voy a joder: más honesta voy a ser todavía.


Sólo por joda!


Dirán: "Dejá de ser tonta, desde Cabral que aquí todo el mundo roba!" y diré: "No importa, será ese mi carnaval, voy a confiar más y otra vez. Yo, mi hermano, mi hijo y mis amigos, le vamos a pagar limpio a quien le debemos y recibir limpio de nuestro feligrés. Con el tiempo vamos a conseguir ser libres, éticos, etcétera".


Dirán: "Es inútil, todo el mundo aquí es corrupto, desde el primer hombre que vino de Portugal". Y yo diré: "No admito, mi esperanza es inmortal. Y repito, escuchharon? Inmortal! Sé que no podemos cambiar el comienzo, pero si queremos podemos cambiar el final".



Só de sacanagem.


Meu coração está aos pulos!


Quantas vezes minha esperança será posta à prova?

Por quantas provas terá ela que passar? Tudo isso que está aí no ar, malas, cuecas que voam entupidas de dinheiro, do meu dinheiro, do nosso dinheiro que reservamos duramente para educar os meninos mais pobres que nós, para cuidar gratuitamente da saúde deles e dos seus pais, esse dinheiro viaja na bagagem da impunidade e eu não posso mais.


Quantas vezes, meu amigo, meu rapaz, minha confiança vai ser posta à prova?

Quantas vezes minha esperança vai esperar no cais?

É certo que tempos difíceis existem para aperfeiçoar o aprendiz, mas não é certo que a mentira dos maus brasileiros venha quebrar no nosso nariz.


Meu coração está no escuro, a luz é simples, regada ao conselho simples de meu pai, minha mãe, minha avó e os justos que os precederam: "Não roubarás", "Devolva o lápis do coleguinha", "Esse apontador não é seu, minha filha". Ao invés disso, tanta coisa nojenta e torpe tenho tido que escutar.


Até habeas corpus preventivo, coisa da qual nunca tinha visto falar e sobre a qual minha pobre lógica ainda insiste: esse é o tipo de benefício que só ao culpado interessará. Pois bem, se mexeram comigo, com a velha e fiel fé do meu povo sofrido, então agora eu vou sacanear: mais honesta ainda vou ficar.


Só de sacanagem!

Dirão: "Deixa de ser boba, desde Cabral que aqui todo mundo rouba" e vou dizer: "Não importa, será esse o meu carnaval, vou confiar mais e outra vez. Eu, meu irmão, meu filho e meus amigos, vamos pagar limpo a quem a gente deve e receber limpo do nosso freguês. Com o tempo a gente consegue ser livre, ético e o escambau."


Dirão: "É inútil, todo o mundo aqui é corrupto, desde o primeiro homem que veio de Portugal". Eu direi: "Não admito, minha esperança é imortal. Eu repito, ouviram? Imortal! Sei que não dá para mudar o começo mas, se a gente quiser, vai dar para mudar o final."

2 comentarios:

Marcia Cristina RJ dijo...

Nena,

Somos, no mínimo, duas a se arrepiar com esse texto(de autoria da Elisa Lucinda)... Verdadeiro, real,direto.... Toca na ferida ético-moral de cada um de nós !!!

Sempre crio oportunidades de discuti-lo em sala de aula. E pasmem, Nenita.... Em geral, a turma fica dividida entre mudar o comportamento ou manter o status quo de "como posso tirar vantagem do outro" ? O que me deixa muito assustada, sabia ?

Mas, quem sabe se conseguindo modificar uma mentalidade que seja, já não estejamos dando um grande passo , não é ?

Continuemos acreditando , só de sacanagem !!!!

Beijos, beijos e beijos

Lusiane dijo...

Primeiro, adoooooro passar por aqui! Queria ter mais tempo pra isso!

Segundo, adoooooro esse disco e DVD! Sempre assisto e me faz um bem danado.. reafirmo a recomendação! Esse texto da Elisa e a música que a segue é quase um tapa na cara! Nos últimos tempos as pessoas estão me irritando... não se dão consta que não estão sozinhas no mundo, que fazem parte de um conjunto... que fazem a diferença, pro bem ou pro mal!

Terceiro, adooooooro as cantoras que virão.. Elis? Não preciso falar! Ná Ozetti.. huuum que maravilha!

Quarto, te adooooooooro guria! Muito!

Um beijão pra ti! Cuide-se muito!
:*
Lusi